Dúvidas

A PRÁTICA DE PILATES EMAGRECE?

A perda de peso sempre envolve um conjunto de medidas, entre elas a reeducação alimentar e inclusão de atividades físicas regulares, principalmente exercícios aeróbicos, como a caminhada. Com uma boa assiduidade e frequência nas aulas, o Pilates pode contribuir para que ocorra uma definição da musculatura e aumento da massa magra (que ajuda na queima de calorias). É importante ressaltar que o foco é a consciência corporal com o aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular e melhora da postura.

 

EM QUANTO TEMPO SE PERCEBE OS RESULTADOS DO PILATES? 

Depende do condicionamento e condições de cada um. Frequência é muito importante, então, com a prática assídua de pelo menos uma aula por semana os resultados no corpo já podem ser percebidos em cerca de três meses. Entre esses resultados podem estar a diminuição ou mesmo o fim de dores posturais, tonificação muscular, aumento de força, flexibilidade, entre outros benefícios.  A melhora da consciência corporal  é sentida a cada sessão e é um dos primeiros resultados do método Pilates.

 

GRÁVIDA PODE FAZER PILATES?

Não há contra-indicação para a prática por grávidas, desde que devidamente autorizadas pelos seus médicos. Em gestação normal, a prática do Pilates pode proporcionar para a mulher um alívio das dores típicas do período e também ajudar a manter o condicionamento físico. Se o paciente não realiza nenhum tipo de atividade física, melhor iniciar o pilates após o terceiro mês da gestação.

 

EXISTE CONTRA-INDICAÇÃO PARA A PRÁTICA DO PILATES? 

Caso tenha alguma doença aguda, como relacionadas ao coração, é indicado conversar com o médico sobre a atividade.

PILATES É IGUAL MUSCULAÇÃO?

Não, pois há outra dinâmica para a realização dos exercícios, na qual há  poucas repetições, pois o foco está na qualidade do movimento e não na quantidade. O pilates trabalha essencialmente a região do CORE, conjunto de músculos abdominais e dorsais, melhorando a postura  e prevenindo lesões. Como o pilates trabalha com sistema de molas, as fibras musculares trabalhadas durante a atividade são diferentes das trabalhadas na musculação. São exercitadas mais as fibras tônicas (vermelhas) que são responsáveis pelas atividade posturais, movimentos lentos e moderados.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILATES NO SOLO E PILATES NO APARELHO?

O pilates em aparelhos utiliza-se de equipamentos desenvolvidos por Joseph Pilates para a realização de exercícios específicos. Estes equipamentos podem auxiliar ou dificultar a execução e realização do exercício. O pilates no solo, chamado de Matt Pilates, aborda outros tipos de exercícios que também podem ser realizados ainda com a ajuda de alguns itens como bola, pesos, elásticos, Magic Circle. 

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